domingo, 9 de junho de 2013

Abdominais

Como a maioria dos praticantes de Tight Lacing sabe, os abdominais e exercícios para a lombar são super importantes durante o treino porque durante o uso do corset a musculatura dessa região não trabalha normalmente.

Para explicar melhor, a musculatura da barriga, lateral do corpo e lombar fica "engessada" com o corset apertado e acaba deixando justamente para o corset a função de sustentar a coluna e manter o corpo ereto. Mesmo não percebendo, todo mundo trabalha esses músculos diariamente apenas ficando sentado, de pé ou andando normalmente. Se não substituir esse "tempo de descanso" por exercícios focados e específicos pode acabar atrofiando a musculatura e isso causa alguns incômodos como as fortes dores na região e, em longo período, a atrofia dos músculos ali presentes.

Não sou nenhuma especialista, então é sempre bom consultar um preparador físico antes de qualquer exercício para ser orientado da forma correta de fazê-lo. De qualquer forma, trago alguns exercícios de exemplo e que podem ser feitos em casa. Ao primeiro sinal de dor deve-se correr para um especialista porque algo está sendo feito da forma errada.

Para quem não frequenta academia ou nunca fez atividades físicas orientadas, explico que todo exercício muscular é feito em séries. Isso funciona assim: a pessoa faz, por exemplo, 15 repetições de determinado exercício, descansa de 30 a 60 segundos e volta a fazer mais 15 repetições, depois descansa mais 30 a 60 e volta a repetir 15. Isso seria representado como 3 X 15, ou 3 séries de 15. Ressalto que o intervalo entre uma série e outra é de 30 a 60 segundos, não pode ficar 5 minutos descansando ou não faz o mesmo efeito! Pode se fazer mais ou menos séries que isso e de mais ou menos repetições, como por exemplo: 2 X 20, 3 X 50, 5 X 10...

Outra coisa importante de falar é que ninguém fica com a barriga "trincada" dessa forma, nem vira uma Gracyanne Barbosa da vida só por fazer abdominais. Músculos definidos exigem dedicação de muito exercício, controle alimentar e, na maioria das vezes, suplementação. Além disso, leva-se em conta que os abdominais são uma substituição ao movimento e força já realizado pelo corpo no dia a dia e que agora ele estará impedido de realizar, então isso não vai transformar o corpo de forma alguma.

Abdominal tradicional:


O segredo em todos os abdominais é concentrar a força no abdome. Se o pescoço ou costas doer é porque está fazendo errado. Nesse caso, deite como na posição e faça o movimento como o mostrado na imagem (levando a testa em direção ao joelho), mas sem forçar a cabeça. Geralmente a pessoa nem deita novamente, apenas vai repetindo o movimento bem rápido várias vezes. Pode ser feito com os braços na lateral do corpo acompanhando o movimento (sem apoiá-los no chão).

Abdominal oblíquo:

 

Duas formas de se trabalhar o músculo da lateral. A primeira é como mostra a menina com a calça com listra, que é como eu costumo fazer: deita com braços esticados formando um ângulo de 90° com o corpo, cruza a perna e vai com o cotovelo (concentrando a força na lateral do abdome) até perto do joelho oposto, volta um pouco e vai de novo. Nunca deita completamente, só volta um pouco mesmo. Faz uma série e um lado, uma do outro e vai intercalando até fechar o objetivo (tipo 3 X 15 de cada lado, ou 2 X 30 de cada lado).
A segunda forma é mais cansativa, mas tem ótimos resultados. As pernas ficam formando um L e precisa levar o cotovelo até o joelho oposto, enquanto o corpo volta em direção ao chão já troca a perna que está mais próxima e sobe novamente levando o outro cotovelo ao outro joelho. Não sei se me expressei bem, mas a ideia é um movimento com as pernas como se andasse de bicicleta e o cotovelo é sempre o oposto a perna mais encolhida. Esse exercício exige bem mais que o primeiro. 

Abdominal supra:
Quase igual ao tradicional, com a diferença que as pernas ficam levantadas. Nesse caso pode-se mantê-las para cima com a ajuda de uma cadeira e proceder exatamente como o tradicional ou pode-se cruzar as pernas mais o menos na mesma altura e mantê-las paradas. 

Abdominal canivete:

Esse é o mais difícil, mas mais completo dos que eu trouxe. Consiste em deitar reto e subir o corpo com as pernas retas de forma a pegar o próprio pé, voltar e repetir. Precisa ser feito em colchonete, ou pode machucar a região do quadril com o movimento repetido.

Super homem:
Esse é para a lombar. Com o corpo todo esticado em uma superfície reta, levanta as pernas e braços concentrando a força nos músculos das costas e tenta se manter suspenso dessa forma por em torno de 5 segundos. Volta ao chão e repete em seguida, como se fosse um abdominal mesmo. Não pode dobrar os joelhos enquanto está fazendo.

A quantidade de séries/repetições que deve ser feita todo o dia depende da quantidade de horas que a pessoa usa o corset e, também, do preparo físico. O ideal é que alguém que nunca fez abdominais inicie com poucos abdominais e poucas horas com o corset, e vá aumentando as horas a medida que aumenta a quantidade de abdominais.

É realmente importante que se faça os exercícios sempre que for praticar o Tight Lacing e em quantidade considerável, de forma que sinta o músculo no final, mas não dores. Qualquer problema de coluna ou outro problema de saúde deve-se consultar um médico antes de inciar os exercícios ou mesmo a prática, ou mesmo um preparador físico (professor de academia ou personal, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário