domingo, 2 de junho de 2013

Reeducação Alimentar - Parte 1

Queria explicar por aqui a diferença básica entre "fazer uma dieta" e "fazer uma Reeducação Alimentar" antes de me aprofundar mais no assunto. Acho importante porque o meu processo todo é com a Reeducação, não com dietas, até por isso a perda é mais lenta e constante.
A pessoa que "faz dieta" costuma fazer apenas um controle do que come e bebe por um tempo para chegar a um objetivo de perda de peso. Por exemplo: vai e faz a "dieta da sopa" por uma semana para entrar em um vestido ou perder um ou dois quilinhos que ganhou no verão. Nisso entram todas as dietas da moda, como a da proteína, do shake, do chá verde, da chia...


Já Reeducação Alimentar é um processo mais demorado onde a pessoa reaprende a comer. Geralmente é feito com auxilio de um nutricionista e leva em conta hábitos alimentares, horários de trabalho e folgas, necessidades individuais de calorias, se a pessoa faz ou não exercícios e o que pretende com o processo: perder peso ou ganhar massa muscular.

No meu caso, procurei uma nutricionista ortomolecular (Liliana Gross - Novo Hamburgo/RS) para me ajudar na empreitada. Tive consultas por uns 6 meses, de 3 em 3 semanas, para verificar a perda de peso e ajustar a dieta. Infelizmente meus hormônios estavam uma bagunça na época e pedir muito pouco peso, acho que coisa de 2Kg no máximo. Como comentei na página de apresentação, depois de controlar os hormônios voltei a usar o esquema que aprendi nas consultas e tenho eliminado uma média um quilo por mês.

Logo pretendo copiar e colocar aqui alguma coisa do material que a nutri me passava para referência, mas ressalto que só um nutricionista qualificado pode preparar a dieta de alguém. Também lembro que "dieta" é o que a pessoa come, independente de controle ou não, o que é diferente de "fazer dieta", que é estar em um controle como já explicado.

As vantagens da Reeducação Alimentar
  1. Não passar fome.
  2. Não agride a saúde como uma "dieta louca" faria.
  3. Não ter restrições do que comer, mas aprender a comer de tudo com moderação.
  4. Mudança para vida toda sem sacrifícios.
  5. Evita ou melhora doenças como o colesterol, a hipertensão e diabetes.
  6. Aprender a respeitar o corpo e se alimentar evitando as alergias.
  7. Melhora da pele, cabelo e unhas, porque o corpo fica mais hidratado e nutrido.
  8. Não recuperar os quilos perdidos porque é uma mudança de hábitos.
  9. Ajuda a controlar a ansiedade e evira as crises compulsivas, porque não proíbe nada.
  10. Não utiliza nenhum remédio no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário